terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prefácio da obra, por Angelina Alves do Carmo

Mais flores, mais luz, paz e amor

Carolina, Carol, filha de Eliana e Wanderley, meus afilhados, prova com seu jeito de ser que as atribulações e as responsabilidades do cotidiano não devem ocupar todos os espaços da nossa mente, bloquear nosso coração de sentir e nem nosso corpo de agir. Que sempre deve haver um espaço para o sonho e a esperança. Só assim poderemos edificar a nossa felicidade.

Emociona-me a jovem que concebeu esta obra, não só porque a vi nascer e crescer, mas também por sua inquietação desde criança, sua disponibilidade para os mais velhos, sua empatia com todos que a rodeiam e a firmeza de quem não teme perder se mostrando por inteiro mesmo nos “maus momentos”. O interesse pelo modo de vida antes de sua existência sempre foi marcado pela vontade de sentir na própria pele o que sentiam aqueles a quem conhecia quando percebeu que podia interagir com o mundo que começava a descobrir.

Saber dos seus sonhos encanta, assim como encantará esta obra, que foi construída na base da convivência entre música, amigos e sonhos. Música toda ela, e, principalmente, o samba e o rock’n’roll; amigos verdadeiros, não importando raça, cor, religião, sexo ou idade; sonhos todos os que fizessem alguém feliz. E assim é.

Entre reuniões familiares, festas, conversas e os sonhos da Carolina, Carol, eu vi lá pelos meus 40 anos uma menina linda, alegre, despojada, com seu vestido de bolinhas, laço no cabelo, cantando e dançando como nos bailinhos dos anos 60, sabendo mais de Elvis Presley do que eu própria que vivi a época e que fundei junto com as amigas do colégio o clube das garotas, com carteirinha e tudo.

A Carol foi mais longe. Não se tratava apenas de fantasia; era interesse real. Com isso ela chegou a este livro. Quis conhecer profundamente a trajetória de vida dos jovens dos anos 50 e 60 e foi buscá-los, entrevistá-los e nos presenteia com a história de vida daqueles que materializaram seus sonhos através da música e do ritmo, tendo como trilha sonora o rock’n’roll. Concebidos ou atingindo a adolescência no pós-guerra, cultivaram o anseio de paz e amor. No afã de experimentar todas as sensações, criaram novas referências, moldando o caráter, abrindo seu próprio caminho.

Será que foi essa energia que eclodiu naquela época e que, pairando no ar, tomou conta de muitos jovens do tempo moderno? Sem pedir licença invadiu a alma de quem estava disposto a sorver tudo o que pudesse ser transformado sem a perda da essência?

Carolina, Carol extrai dos seus eleitos a contar como foi, o relato amplo de suas preferências e atitudes, não como personagens do passado, como ídolos ou reveladores de ídolos, mas jovens reais em tempos virtuais, que, despojados de preconceitos, resgatam a paz, o amor e a alegria, no mesmo ritmo que os fizeram valer nos anos dourados.

Por que os jovens dos anos 50 e 60 falam de si com tanta leveza, com tanta sinceridade, com a clareza das coisas puras e autênticas?

Nessa atmosfera agradavelmente contagiante, Carolina, Carol conversa com os seus entrevistados, participantes, criadores e ativos do movimento juvenil dos anos dourados, testemunhas vivas da época. Fotografa seus rostos, seus gestos, seus sorrisos, sempre percebendo o brilho dos seus olhos. Será uma característica dos jovens dos anos dourados? Ela é um deles em corpo de menina. E, como um deles, também não receia mostrar seus sentimentos desejando viver o bom dos anos 50 e 60.

Com pais modernos, nascidos no rock’n’roll, nunca teve problemas com liberdade, desde que fosse responsável. Com a segurança e a abertura que seus pais carinhosamente mesclam com orientação e supervisão, não é necessário esconder nada ou contradizer e pode voar mais longe aproveitando o farol dos jovens que a inspirou. Sem precisar sair de saia Chanel e dobrar o cós na rua para transformá-la em minissaia.

Vidas vividas e contadas serão eternizadas por alguém que souber escutá-las e se dispuser a escrevê-las. Quem as ler, ingressará na realidade de quem viveu e de lá tirará sinais que poderão levar a um caminho melhor, com mais flores, mais luz, paz e amor.


O livro está à venda por R$ 20 reais, os exemplares são limitados. Quem quiser, favor entrar em contato: carolinafg@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário